SOLIDARIEDADE – ASSEMBLEIA LEGISLATIVA E CORPO DE BOMBEIROS LEVAM SAÚDE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PONTA DO ABUNÃ

Os distritos de Porto Velho (RO), tais como: Vista Alegre do Abunã, Extrema de Rondônia e Nova Califórnia, que fazem parte da região da Ponta do Abunã, foram às localidades que receberam as equipes dos Projetos Centro Médico Itinerante da Assembleia Legislativa e Verão Limpo do Comando do Corpo de Bombeiros do Estado de Rondônia, entre os dias 18 e 27 de Julho.

De acordo com a Diretora Administrativa do Centro Médico da Assembleia Legislativa, Vera Lucia, o termo de cooperação 001/12, foi o documento que oficializou a parceria de ambos os órgãos do Estado de Rondônia. Com uma equipe composta por 22 profissionais, dentre estes estão: Médicos, Dentistas, Enfermeiros, bioquímicos, técnicos, agentes administrativos e administrador hospitalar, que irão realizar seus respectivos trabalhos até o mês de novembro nas áreas mais carentes e remotas da região.

Crianças, jovens e idosos da Ponta do Abunã foram atendidos pelos profissionais de saúde na unidade móvel do Centro Médico Itinerante, que se deslocava para instituições de ensino da rede pública das localidades. Segundo Vera Lucia, as consultas com Clínico-Geral, Pediatra, Ginecologista e Dentistas são as mais procuradas pelas comunidades. Aproveitando o ensejo, a Escola do Legislativo também vem participando do projeto e enviou os seus profissionais para realizarem palestras sobre Bullying, Crimes virtuais e Drogas para os alunos das respectivas escolas onde o ônibus do Centro Médico Itinerante se instala.

O Assessor Parlamentar da Presidência da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, Bira, disse que o Presidente da ALE, Hermínio Coelho (PSD), solicitou dos funcionários da Casa do Povo determinação, empenho e satisfação no que cada um irá fazer para o desenvolvimento do projeto nestas áreas carentes de Rondônia. Tanto é, que nunca na história da ALE em período de recesso houve a disponibilização de funcionários para realizarem seus serviços em áreas ribeirinhas, rurais e urbanas da capital e do interior do Estado de Rondônia.

PROJETO VERÃO LIMPO

Com a ideia de implantar um projeto ambiental no período de muito sol e calor no Estado de Rondônia, o Comando do Corpo de Bombeiros criou em 2006 o Projeto Verão Limpo, pois os BMs após constatarem em certas regiões do estado a falta de conservação ambiental nos ‘Paraísos Naturais’ resolveram elaborar o projeto para minimizar a poluição ambiental.

Daí então planejaram diversas atividades de educação ambiental tanto para os moradores das localidades, quanto para os turistas. Porém, perceberam que em cada canto remoto do estado existia uma carência enorme em saúde e a partir desta problemática resolveram ampliar o projeto para Socioambiental, inserindo educação, meio ambiente, saúde, lazer e cidadania.

De acordo com o Sargento do Corpo de Bombeiros, Vasquez, o projeto em parceria com o Centro Médico da Assembleia Legislativa vem sendo um sucesso, pois na última etapa realizada no Baixo Madeira, localidades ribeirinhas de Porto Velho foram realizados mais de 7.980 atendimentos médicos. Dentre estes atendimentos, um lhe chamou a atenção e a satisfação de trabalhar no projeto, pois uma criança com deficiência física nos pés recebeu tratamento e na sequencia foi encaminhada para procedimentos cirúrgicos na capital rondoniense, e um detalhe, tudo gratuito.

Na Ponta do Abunã, os Bombeiros Militares, além de fazerem palestra sobre primeiros socorros, também realizaram uma dinâmica com os alunos da Escola Bandeirantes de Nova Califórnia. Ao comando do Sargento Rique, com auxílio dos Soldados Arcanjo e Freitas os alunos do ensino fundamental ficaram atentos às dicas de segurança dos militares. Uma botija de Gás de Cozinha foi apresentada aos alunos e instruções na prática foram aplicadas. Um dos alunos participou da experiência e apagou o fogo que saia do bico da botija de gás de cozinha.  “É com uma imensa satisfação que nós estamos realizando estes trabalhos no estado. Você ver pessoas sendo tratadas e as gerações futuras sendo ferramentas multiplicadoras de conhecimento. Isto nos deixa muito alegre e emocionados”, finalizou o Sargento do Comando do Corpo de Bombeiros, Vasquez.

ASSESSORIA.

REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?