SECRETARIA DE SAÚDE MOBILIZA SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA O TABAGISMO

Em todo pais existem mobilizações em conscientização sobre o mal que o cigarro faz para saúde. Entre os males que o cigarro causam como asma, cansaço, vários tipos de câncer, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher e mais 50 doenças diretamente relacionada ao tabagismo. Além dos prejuízos da saúde também existe o prejuízo para o bolso do fumante. De acordo com pesquisas realizadas pelo Instituto Nacional do Câncer em José Alencar Gomes da Silva (Inca), o gasto médio de um casal brasileiro com o fumo é de R$ 1.500 por ano.

No Centro de Saúde Lirio Hoesel localizado no bairro Cristo Rei realizou na manhã dessa quinta-feira 30, uma rápida palestras aos pacientes que aguardavam atendimento médico. A enfermeira Flávia Migliorança falou sobre os males do cigarro, destacando que a fumaça do cigarro aceso contém mais de 4.700 substancias tóxicas, incluindo arsênico, amônia, monóxido de carbono (o mesmo que sai do escapamento dos veículos), substâncias cancerígenas, além de corantes e agrotóxicos em altas concentrações.

Como forma de marca essa semana as Unidades Básicas de Saúde, do município de Vilhena realizarão durante toda semana palestras com orientações e informações dos prejuízos do consumo de cigarro.

Segundo o coordenador do Núcleo de Educação e Saúde, Paulo Narcísio, já tem um Programa de Controle ao Tabagismo, no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). Na última sexta-feira, uma equipe composta por uma médica, uma enfermeira, um assistente social e um técnico, receberam treinamento especial para lidar com pacientes vítimas do tabaco.

O CAPS fica localizado na Rua Porto Velho, n°178 bairro 5° Bec, está de disponível para atender e ajudar as pessoas que tenham vontade de abandonar o vício. O tratamento é gratuito.

assessoria

REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?