Prefeitura realiza pela segunda vez cirurgias inéditas e de complexidade em Vilhena

No mês de fevereiro a Prefeitura de Vilhena, em parceria com o médico ortopedista e oncologista, Rodrigo Larayva, realizou a primeira cirurgia para retirada de tumor ósseo no interior do estado de Rondônia. A cirurgia foi realizada no Hospital Regional em Vilhena na paciente dona Maria Josefa dos Santos, de 61 anos, residente no município de Pimenta Bueno e que sofria há quatro meses com dores fortes por razão de um tumor instalado no braço esquerdo.

Por entender a importância dessa cirurgia e necessidade dos pacientes de diversas cidades, a prefeitura e o ortopedista se uniram no último domingo 25 para realização de mais quatro cirurgias inéditas e de complexidade em Vilhena. De acordo com o Rodrigo essas cirurgias só foram possíveis pela capacidade, parceria e disposição de toda a equipe do Hospital Regional e do prefeito de Vilhena, Zé Rover, em atender pacientes de outros municípios.

Segundo o médico, as quatro cirurgias, feitas nesse domingo, foram aplicadas em pacientes de outros municípios, e esse tipo de tratamento não seria possível no estado, pela complexidade e falta de médicos especialista nessa área. “Vilhena está de parabéns em não medir esforços para ajudar essas pessoas. O sucesso dessas cirurgias foi possível pelo auxilio que tivemos durante os processos cirúrgicos, a equipe cuidadosa e amorosa com os pacientes operados, esse cuidado pós cirúrgico e tão importante quanto à cirurgia em si. Podemos trazer em definitivo essa tecnologia para Rondônia, através de um convênio com governo do Estado, em vez de fazermos apenas três ou quatro cirurgias. Se tivermos mais recursos podemos fazer de 30 a 40 cirurgias dessa por mês. Não onerando os cofres da saúde em Vilhena, que não exclui nem negligenciou esses pacientes de outros municípios”, esclareceu Rodrigo.

As cirurgias realizadas no domingo foram uma prótese no quadril, uma cirurgia para retirada de um tumor ósseo no joelho, e a retirada de um tumor no braço.

Os pacientes

Yuri Conceição da Silva tem 9 anos e mora em Rolim de Moura. O menino havia quebrado o braço por duas vezes. Segundo sua mãe, dona Viviane Ribeiro da Conceição, o tumor foi descoberto por acaso. “Meu filho nem podia brincar, eu tinha que levá-lo todo dia na escola e o cuidado era redobrado. Essa cirurgia não ficaria menos de 20 a 30 mil reais em qualquer hospital particular, jamais teríamos condições para custear essa cirurgia”, contou emocionada a mãe do menino Yuri. Durante a visita nessa manhã o prefeito Rover, acompanhado do médico e do Secretário Municipal de Saúde, Vivaldo Carneiro, encontraram Yuri bem e já movimentando o braço sem sentir dor.

A segunda cirurgia do dia foi uma retirada de tumor ósseo, realizada no morador de Pimenta Bueno, Franscelo Tolentino Pereira, de 17 anos. O rapaz há três anos sofria com fortes dores no joelho direito, onde tinha um tumor. Franscelo, amante de futebol, não podia mais praticar o esporte pelas fortes dores durante os jogos. Segundo o médico o tumor estava crescendo e começaria a travar sua perna impedindo qualquer movimento. O rapaz na manhã dessa segunda-feira, 26, já andava normalmente para alegria de sua mãe que estava radiante com a recuperação tão rápida. Dentro de trinta dias Franscelo voltará a jogar bola, garantiu o doutor ortopedista.

O outro paciente, que recebeu a cirurgia de prótese, é Albertino Ferreira de Carvalho, de 63 anos, morador de Cerejeiras, que após uma queda ficou 45 dias sem andar por fraturar o fêmur. “Tivemos que refazer a junta, uma cirurgia dessas em hospital particular não fica por menos de 50 mil reais, sem contar os custos que o TFD (Tratamento Fora de Domicilio) teria com passagens e hospedagem”, salientou Rodrigo. A esposa, Edite Dias de Carvalho, não conteve a emoção ao ver pela manhã seu marido caminhando até o banheiro. “Estou muito feliz  com o tratamento mais que especial que recebemos em Vilhena, toda equipe do Regional nos atendeu muito bem, sem essa cirurgia meu marido ficaria para sempre preso a uma cadeira de rodas”, contou com lágrimas nos olhos.

Segundo o Secretário de Saúde, Vivaldo Carneiro, todo material com fotos e resultados já fazem parte do projeto que será encaminhado ao governo do estado em busca de convênios para realização de outras cirurgias desse nível em Vilhena. “Já temos total apoio e aval do prefeito Rover para esses procedimentos no Hospital Regional”, afirmou. No dia 4 de abril o especialista estará de volta ao município para realizar outras cirurgias por vídeos, inéditas também nessa região.

Todos os pacientes que passaram pelos procedimentos gastaram apenas o valor da passagem até Vilhena. “Nosso hospital está atendendo aos pacientes de Vilhena e de várias outras cidades, oferecendo procedimentos que não podem ser realizados em nenhum outro hospital público do estado, como é o caso dessas cirurgias e com o apoio do Governo do Estado, poderemos ampliar esse atendimento”, destacou o prefeito Rover, que estará em Porto Velho na quarta-feira, 28, em busca de convênio para o Hospital Regional.

SEMCOM/VILHENA.

REDAÇÃO/HOJERONDONIA.





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?