PREFEITURA APOSTA EM RECICLAGEM PARA INVESTIR NO COMBATE A DENGUE

Através de uma parceria entre Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e Secretaria Municipal de Educação (Semed) surgiu o projeto “Reciclar na Escola – Formando Cidadãos Educando para o Futuro”. A iniciativa começou em 2006 com a participação apenas de duas escolas e hoje já são 22 escolas estaduais e municipais envolvidas.

Paulo Tarcisio Cremasco, coordenador do Núcleo de Educação e Saúde e também do projeto Reciclar nas Escolas, conta que o objetivo é envolver os professores, alunos e comunidade, fortalecendo a consciência individual e coletiva quanto a coleta seletiva (separação de plástico, alumínio, metal) e quanto ao destino final do lixo produzido nos lares e comércios, além de diminuir a oferta de criadouros para o mosquito da dengue e cuidar do meio ambiente.

Na sexta edição do projeto, as atividades tiveram início no mês de março e terminaram em novembro. Paulo explica que as escolas estão totalmente dedicadas e empenhadas na preservação do meio ambiente, por exemplo, a Escola Ronaldo Aragão juntou em torno de 13 mil toneladas e a escola Luiz Carlos arrecadou 4 mil toneladas de material reciclável.

“As atividades funcionam da seguinte maneira: os alunos recolhem o material em sua residência ou no bairro onde reside, levam para a escola que em seguida vendem, gerando verba para própria escola. Sabemos que algumas escolas adquiriram equipamentos, material esportivo, material didático entre outros. A criatividade das escolas vai além da arrecadação e da venda, eles promovem desfiles de moda com roupas de material reciclado, trabalhos artesanais e até enfeites natalinos”, afirma o coordenador do projeto.

Como forma de incentivo os 30 alunos de cada escola que mais arrecadaram, são contemplados com passeio no Cacoal Selva Park onde desfrutam de um dia de lazer oferecido pela Prefeitura de Vilhena. Os passeios começaram no dia 2 de novembro e a última turma irá no dia 15 de dezembro.

O secretário municipal de Educação, José Arrigo, esteve presente em um dos passeios do mês de novembro, “Nossa intenção e estimular mais e mais, criado nas novas gerações essa consciência de preservação ao meio ambiente”, completou Arrigo.

Semcom

REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?