PAINEL POLÍTICO – Saiba quem é o “Bin Laden” de Rondônia – Por Alan Alex

Corrigindo
A coluna informou ontem erroneamente que a empresa Joplin pertence ao deputado Valter Araújo. A Joplin, segundo explicações da assessoria do Ministério Público, assim como as demais empresas, está sendo investigada por suspeita de superfaturamento em contratos com o governo, mas segundo o próprio MP os contratos ainda estão sendo analisados. A empresa Joplin venceu a licitação para limpeza e manutenção do MP em todo o Estado em abril deste ano.
Abalado
O governador Confúcio Moura está abalado, e muito, com a prisão de seu assessor e “apadrinhado” Rômulo da Silva Lopes. Para Confúcio as ações do rapaz foram uma traição sem tamanho e dificilmente o governador irá perdoa-lo. Rômulo era pessoa de extrema confiança de Confúcio Moura e agora caiu em desgraça. Ele está preso no Pandinha e é acusado de receber “presentes” e dinheiro para agilizar pagamento de processos de empresas.
Vergonha
Interlocutores do governador afirmam que ele anda com vergonha pelo ocorrido e teria inclusive cancelado suas idas matinais à academia Win, onde costumava conversar com os freqüentadores.
39
Esse foi o número de pessoas que tiveram seus bens bloqueados pela justiça em Rondônia. Além dos acusados, esposas, filhos e até sogra tiveram contas, veículos, imóveis e gado indisponibilizados até que as investigações estejam concluídas.
Foragido
Ele é uma espécie de “Bin Laden” para se esconder. Foragido há mais de um ano, Mário Calixto Filho, proprietário do jornal O Estadão do Norte deve estar em alguma caverna do Afeganistão, porque ninguém consegue encontra-lo. O empresário teve seu pedido de suspensão de prisão preventiva negado pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ) que ainda o considerou “de grande periculosidade, já que responde a mais de 100 processos e ainda está foragido”.
Rolos
Mário Calixto responde por delitos de imprensa, calúnia, difamação, peculato, crime contra a ordem tributária, uso de documento falso, formação de quadrilha ou bando, lavagem de dinheiro e evasão de divisas, entre outros.
Quem
Não conseguiu escapar foi seu sobrinho, Mário André Calixto, preso pela Operação Termópilas, e atualmente administra o jornal O Estadão. Ele foi acusado no inquérito conduzido pela Polícia Federal de agir em conjunto com José Miguel Saud Morheb para obter realinhamentos em contratos e inclusive iriam dividir R$ 700 mil.
Continua
O Ministério Público recomendou ao governo que fossem revogados os contratos com as empresas de Valter Araújo e que os valores a serem pagos fossem depositados em uma conta judicial até que as investigações estejam concluídas. Para as demais empresas, a recomendação é que os contratos sejam analisados e se for o caso, também efetuar os depósitos em juízo. No caso da empresa Fino Sabor, que atende as unidades prisionais, o fornecimento está normal e um dos diretores informou que o contrato da empresa com o governo é totalmente legal e obedece tudo que determina o edital. A empresa também atendia as unidades hospitalares, mas em abril deste ano cedeu esse contrato para a empresa Nutri Mais.
Tudo como está
A companheirada do Partido dos Trabalhadores não tem jeito mesmo. em nota enviada na tarde desta terça-feira afirma ser a legenda a “responsável pelo perfil que possui hoje a Polícia Federal” e que “Epifânia foi intimada apenas como testemunha” para depor no caso da Operação Termópilas e por isso ela continua presidente e tudo fica como está. Mas não é bem assim cara-pálida. A deputada foi pega no grampo, teve seu gabinete vasculhado e está proibida, pela justiça, de votar na sessão da Assembleia que tratará do caso de Valter Araújo.
E mais
Esse posicionamento de condescendência com seus filiados que a cada dia se enrolam mais em escândalos só complica a já complicada situação da legenda perante a opinião pública. O PT vem passando a mão na cabeça de Roberto Sobrinho sistematicamente e está adotando a mesma conduta com Epifânia. Isso nos remete a expulsão do ex-petista e ex-deputado estadual Daniel Pereira, que no final da década de 90 havia contratado sua então esposa em seu gabinete e isso foi um escândalo para os petistas locais. Expulsaram um dos melhores nomes que o partido tinha. Realmente a companheirada se perdeu em algum momento da história e dificilmente vai se encontrar.
Danos morais
O ex-governador de Alagoas vai ter que pagar uma indenização de danos morais para o deputado federal Paulo Maluf e para isso está leiloando um apartamento de mais de R$ 800 mil. Lessa declarou, em entrevista ao jornal “O Estado de S. Paulo”, que Maluf confunde-se com a lógica do “rouba, mas faz…”. E que a sociedade está cansada de corrupção. Foi condenado.
Sem pressão
Na sessão legislativa desta terça-feira, o presidente da Assembleia Legislativa Hermínio Coelho declarou que tudo que vinha sendo discutido em relação aos projetos da área de saúde em Rondônia “deve ficar para trás, ser apagado e começar tudo de novo”. Hermínio se referia ao projeto do governo de repassar para as organizações sociais (OS) a gestão dos hospitais públicos. O deputado Marcos Donadon (PMDB) e o deputado Edson Martins tentaram forçar a votação do projeto. Para Hermínio é preciso discutir esse tema com calma e lembrou que “toda a roubalheira estava na Sesau, o dinheiro era desviado por Batista e agora a gente fica discutindo projeto de quem está preso?” declarou Coelho.
Apoio
Luizinho Goebel saiu em defesa do deputado Hermínio Coelho e afirmou que a matéria precisa ser discutida com calma e disse que “não vai aceitar goela abaixo” a votação de um tema tão importante.
Registro
Nasceu na noite da última segunda-feira, 21, Ana Luisa, com 50 cm e quase 4 quilos, filha do jornalista Paulo Andreoli (Rondoniaovivo).
Vacina contra o câncer
O protozoário Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas, pode ser a nova arma da medicina contra o câncer. Pesquisadores brasileiros conseguiram criar uma vacina contra a doença usando uma variação do micro-organismo incapaz de desencadear a patologia (não-patogênico). Os resultados da pesquisa acabam de ser publicados pela revista científica americana PNAS, uma das mais importantes do mundo. No artigo, os brasileiros relatam sucesso em experimentos com camundongos para prevenção e tratamento de melanoma, um tipo de câncer de pele. Além disso, os cientistas testaram o Trypanosoma em células humanas in vitro e comprovaram sua capacidade de provocar respostas imunológicas adequadas contra alguns tipos de tumor. O estudo reuniu cientistas do Centro de Pesquisas René Rachou (CPQRR-Fiocruz), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Instituto Ludwig, em Nova York. Para analisar a ação do protozoário, os brasileiros realizaram uma modificação genética, criando um microrganismo capaz de produzir a mesma molécula fabricada por células tumorais: o antígeno NY-ESO-1. O mecanismo que explica a ação do Trypanosoma é o seguinte: quando o organismo inicia o combate ao protozoário, entra em contato com a molécula tumoral, que passa a ser vista pelo sistema imune como indicador de células com o protozoário. Induzidas, as defesas do organismo passam a destruir as células com a molécula tumoral como se lutassem apenas contra o Trypanosoma. Como o protozoário da doença de Chagas tende a permanecer de forma crônica no corpo, o agente transgênico poderia garantir um estado de alerta contínuo contra o câncer, que duraria anos.
Contatos
Contatos com a coluna podem ser feitos pelo [email protected][email protected]www.painelpolitico.com – Twitter/painelpolitico Facebook.com/painel.politico– telefone 9248-8911. Skype – painelpolitico.
Fonte/hojerondonia.com.




Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?