JNE O PROCLAMA VENCEDOR DAS ELEIÇÕES GERAIS DE 2021: Pedro Castillo é declarado presidente eleito do Perú

O professor de Cajamarca chama a “unidade mais ampla”, incluindo um líder Fujimori. Pedro Castillo celebra eleição como presidente do Peru nesta segunda-feira (19), após mais de um mês de impasse. — Foto: AP Photo/Guadalupe Prado

Após 43 dias do segundo turno, o Júri Nacional de Eleições (JNE) proclamou ontem o Professor Pedro Castillo Terrones eleito Presidente da República, declarando-o vencedor do processo eleitoral.

A solenidade de proclamação foi realizada em modo virtual e contou com a presença do plenário do tribunal eleitoral, o titular do Gabinete Nacional de Processos Eleitorais (ONPE), Piero Corvetto; e o próprio presidente eleito.

“[…] Eu proclamo José Pedro Castillo Terrones Presidente da República e Dina Ercilia Boluarte Zegarra como Primeira Vice-Presidente da República”, disse o chefe do JNE, José Salas Arenas, na parte central da sessão.

A proclamação foi realizada depois que o JNE concluiu a análise dos últimos recursos apresentados pelo Fuerza Popular e os rejeitou por unanimidade.

Após a conclusão da cerimônia, o presidente eleito utilizou a rede social Twitter para agradecer ao povo peruano “por este triunfo histórico” e, minutos depois, foi até a varanda da Casa do Maestro para saudar seus apoiadores reunidos do lado de fora. Acompanhado da vice-presidente eleita, Dina Boluarte, agradeceu o apoio que sua candidatura recebeu de todos os setores.

Unidade sem ressentimentos

Em seu primeiro pronunciamento como presidente eleito, Castillo fez um apelo à “mais ampla unidade” de todos os peruanos e acrescentou que não guarda nenhum tipo de rancor.

“[…] apelo à mais ampla unidade do povo peruano; Apelo à unidade para forjar e abrir as portas do próximo bicentenário, com todas as diferenças, com todos os seus problemas e com tudo o que vivemos. Caros compatriotas, trago um coração aberto a cada um de vocês, aqui não há rancor, não há diferenças […] ”, frisou.

Diante de um grande grupo de partidários do Peru Libre, ele convocou todos os setores políticos, inclusive seus adversários, a se aproximarem para trabalhar e buscar soluções para os problemas do país.

A convocação foi estendida à líder do Fuerza Popular, Keiko Fujimori, com quem jogou o segundo turno.

“Invoco a dirigente da Fuerza Popular, Dona Fujimori, para que não coloquemos mais barreiras nesta caminhada e não coloquemos mais obstáculos para fazer o país avançar”, disse.

Disse que o objetivo de seu governo será criar um “governo de todos os peruanos” […] “de todos os sangues e sem discriminação”.

Com este objetivo, ele assegurou que os povos indígenas, os irmãos afro-peruanos, todas as raças, todas as etnias e todos os grupos humanos não serão vistos “de lado”.

“Este será o governo onde ninguém ficará para trás”, comentou.

Ao destacar o empenho de seus apoiadores ao longo da campanha eleitoral, o presidente eleito lembrou que a luta do povo peruano “não foi empreendida neste ano nem nesta década”.

“Esta é uma luta de muitos anos que travamos com (alguns) compatriotas que já não estão entre nós hoje”, disse ele. Que nunca se apaguem as vozes destes homens e mulheres, que nos acompanhem sempre aonde formos ”.

Em nome deles – continuou ele – e assim como confiamos em você, agora peço a lealdade desse povo para conosco: “Também peço o esforço e o sacrifício que compartilharemos juntos para fazer uma vida mais justa, mais soberana, mais digna , mais Peru. humano e mais unido “

Minutos antes da proclamação, a ex-candidata à presidência da Fuerza Popular, Keiko Fujimori, anunciou que reconhecerá o triunfo de Castillo, embora tenha reiterado que, em sua opinião, persistem dúvidas sobre a transparência das eleições.

Parabéns

Os presidentes da região, bem como embaixadas de vários países e organizações internacionais enviaram saudações ao presidente eleito do Peru e expressaram sua decisão de trabalhar em conjunto com o novo governo do Peru.

Os presidentes da Argentina, Panamá, Equador, Colômbia e Bolívia, entre outros, saudaram o triunfo de Castillo e sua proclamação como líder eleito do país.

Na esfera interna, parlamentares de diversas bancadas, políticos e funcionários também se juntaram aos parabéns ao professor cajamarquino.

Entre outras entidades, a Embaixada dos Estados Unidos no Peru, assim como a do Reino Unido, saudou a eleição democrática e a vitória de Castillo.

“Reconciliação e unidade”

O Chefe do Estado, Francisco Sagasti, saudou a proclamação de Pedro Castillo como presidente eleito após a divulgação dos resultados pelo Júri Eleitoral Nacional (JNE).

Por meio da rede social Twitter, o presidente pediu para ver o futuro do país com otimismo.

Disse também que espera que, nove dias antes do bicentenário, este seja o início de uma nova etapa de reconciliação, consenso e unidade.

“Saúdo a proclamação de Pedro Castillo como presidente eleito após o anúncio dos resultados pelo JNE. Olhemos com otimismo para o futuro do nosso país. Nove dias após o bicentenário, que este seja o início de uma nova etapa de reconciliação, consenso e unidade ”, afirmou.

Da mesma forma, a chefe do Parlamento, Mirtha Vásquez, felicitou Castillo e considerou necessário, nesta nova etapa do bicentenário, avançar na construção de um país mais justo, livre e igualitário.

Pedro Castillo Terrones

@PedroCastillo

Convocamos os povos afro, litorais, andinos e amazônicos, a classe trabalhadora e seus sindicatos, as comunidades indígenas e camponesas […] Hoje, irmãos e irmãs, começa uma nova etapa em nossa história.

Fonte: El Peruano

Da redação do hojerondonia





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?