IRPE ERRA DE NOVO E REVOLTA CANDIDATOS

Em mais uma rodada de pesquisa pela região o IRPE – Instituto Rondoniense de Pesquisa e Estatística – cometeu mais uma barbeiragem das grossas. Dessa vez ele teria inflado os números da pesquisa na cidade de Cerejeiras, dando ao candidato de oposição Airton Gomes (PP) o percentual de 66.5% e para o da situação Pedrinho do Taxi 30.4%. Não teria respondido 3.2%. A pesquisa não registrou nenhum indeciso.

A questão é que a soma dos números apresentados pela empresa, que tá se especializando em errar até na simples matemática, ultrapassa o universo de 100% em um ponto. Pedrinho contestou os números e apontou outros erros que na justiça Eleitoral passou batido. A pesquisa teria sido registrada no dia 20 de agosto. Mas informa que os questionários eleitorais teriam sido respondidos nos dias 23 e 24 de agosto, três dias depois de a pesquisa ser registrada, como se o dono da empresa Dejanir Haveroth tivesse o dom da adivinhação.

Em Vilhena o erro foi ainda mais grosseiro. O IRPE errou até no número de eleitores. Teria feito a “pesquisa” para um universo de 61 mil eleitores, quando Vilhena tem 52 mil, quase dez mil de diferença. Ligado ao candidato Zé Rover  ele inflou o percentual do seu preferido e tratou de diminuir dos demais concorrentes. Ele atribui 56% para Rover, 12 para Cesar Estefanes e 11 para Luizinho. Outra pesquisa de outro instituto em seguida desmascarou o IRPE, apontando Rover com 33%, Luizinho com 26% e Estefanes com 10%.

Desconfia-se que ele tenha cometido o mesmo desatino em Chupinguaia, onde a candidata Sheila Mosso está com grande crescimento junto ao eleitorado, mas na pesquisa IRPE realizada na cidade ela não reage. Em números redondos a pesquisa apontou 61% para Vanderlei Palhari e 37% para Sheila. “Estes números estão completamente errados e as urnas vão mostrar isso”, disse Sheila Mosso.

REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?