Instituições do Cone Sul participam de oficina sobre elaboração de projetos

Durante toda a terça-feira (22), cerca de quarenta representantes de entidades socioassistenciais dos sete municípios do Cone Sul participaram da “Oficina de Elaboração de Projetos do Plano FutuRO para entidades do Terceiro Setor”, ministrada pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) no auditório da Representação de Ensino da Seduc em Vilhena…

Na oficina, os técnicos da Seas explicaram aos participantes os passos que devem ser seguidos pelas organizações que pretendem concorrer aos recursos previstos pelo Edital 01/2012/Seas, que trata do financiamento de ações desenvolvidas por instituições não governamentais através do Plano FutuRO.

De acordo com o técnico Vítor Pereira, um dos ministrantes da oficina, um dos três eixos do Plano FutuRO é o acesso ao serviço público. “Esta oficina, que visa o fortalecimento da rede socioassistencial, está dentro dessa perspectiva de capacitar as entidades, para que elas obtenham êxito nos projetos que dependam de recursos financeiros do Estado”, disse. A meta da Seas com a capacitação é a melhoria na qualidade dos projetos e a conseqüente celeridade nos trâmites, evitando vai e volta de processos dentro das instâncias as quais percorrem desde antes de serem aprovados até a liberação dos recursos.

Em sua explanação, Sandra Aparecida Angeli, do setor de convênios da Seas, disse que a intenção do governo é a de ajudar todas as entidades interessadas em formar parceria para colocar em prática os programas do Plano FutuRO. “Os procedimentos processuais nas instituições públicas já são burocráticos, demorados. Mas quando se quer combater a pobreza e erradicar a extrema pobreza no estado, não se deve perder tempo com erros que podem ser facilmente evitados. Existe legislação específica para a realização de convênios. Nosso objetivo é orientar para que as entidades façam seus projetos dentro da legalidade e evitem os problemas ocasionados por ausência de documentação ou elaboração de projetos incompletos ou inconsistentes”.

Organizada pela Gerência Regional da Seas em Vilhena, a oficina contou com a participação de várias organizações não governamentais, entre elas representantes de comunidades sócioassistenciais, associações esportivas, rurais, militares, de moradores de bairros e de deficientes físicos. Servidores das secretarias municipais de assistência social e funcionários dos escritórios da Emater na região também estiveram presentes na qualificação.

O edital 01/2012/Seas, que visa repasses de verbas públicas para entidades que prestam serviços socioassistenciais nas áreas de inclusão produtiva e economia solidária, fica aberto até o próximo dia 18 de junho. As instituições interessadas em concorrer aos recursos podem acessar as informações pelo site do FutuRO (www.futurondonia.com.br) ou Portal do Governo da Cooperação (www.rondonia.ro.gov.br).

REDAÇÃO/HOJERONDONIA.





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?