Governo do Estado recupera 227 km de rodovias

Ao todo, 227 quilômetros de estradas estão sendo recuperados e asfaltados pelo DER

O governo de Rondônia, por meio do DER, está investindo mais de R$ 160 milhões na pavimentação e restauração de 227 quilômetros de rodovias. Deste montante, cerca de R$ 115 milhões são utilizados só para o asfaltamento de 161 quilômetros de estradas. “São rodovias estratégicas para o desenvolvimento, interligando as regiões e possibilitando melhor deslocamento de pessoas e mercadorias”, diz o diretor-geral do DER, Lúcio Mosquini.

Dentre as mais importantes obras, está a pavimentação da RO-464, que liga a BR-364 ao distrito de Tarilândia, no município de Jaru. Nesta obra, o governo está investindo R$ 45 milhões. Além desta, o governo tem outras nove obras de pavimentação. São elas a RO-491/492 (São Felipe a Parecis); trechos da RO-473 (Alvorada a Urupá); da RO-458 (BR-364 ao distrito de Triunfo, em Candeias); da RO-267 (Castanheira); da RO-135 (Alta Floresta) e da RO-205 (Cujubim), e restaurações de trechos da RO-473 (BR-364 a Urupá); da RO-470 (BR-364 a Mirante da Serra), e da RO-479 (Rolim de Moura).

“O volume de obras em todo Estado mostra que o governador Confúcio Moura sabe cuidar de estradas e o quanto ele se preocupa em levar benefícios aos 52 municípios”, destacou Mosquini.

Fitha

Dentre as atribuições do DER, está o repasse do Fundo de Infraestrutura de Transportes e Habitação (Fitha) a todos os municípios de Rondônia. Em 2011 o DER faz o repasse de R$ 27,5 milhões às 52 prefeituras do Estado, o que representa um aumento de 10% em relação ao ano passado.

O DER também está executando o Projeto Estradão, cujo objetivo é recuperar as vias não pavimentas sob responsabilidade do governo do Estado. Para tanto, são executados serviços de patrolamento e limpeza lateral, encascalhamento, sinalização de trevos, construção de bueiros e substituição de pontes de madeira por novas de concreto.

De acordo com o diretor-geral do DER, engenheiro Lúcio Mosquini, a meta para este ano é levar o Estradão a seis mil quilômetros de vias estaduais. Como exemplo da importância do projeto, ele cita a Linha do Km 9 de Ji-Paraná, “onde em cerca de 30 quilômetros, mais de 600 famílias de produtores rurais são diretamente beneficiadas, podendo transitar com segurança e escoar a produção sem riscos de atraso”, destacou Mosquini.

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