Da luta contra o câncer para uma luta por Rondônia: Anubis Simões é aprovada em convenção

“Meu lazer quando criança era ajudar minha mãe no posto de saúde”, diz pré-candidata a deputada estadual. Profissional da Saúde se coloca à disposição para defender causas de pessoas em vulnerabilidade

A candidata à deputada estadual Anubis Simões é dona de uma história de grandes lutas e muitas vitórias. Atualmente busca através da força que adquiriu no enfrentamento de batalhas pessoais ser um nome de embate na conquista por mais Saúde e Educação para Rondônia disputando uma vaga na Assembleia Legislativa com candidatura aprovada em convenção pelo PSC.

Anubis chegou a Rondônia com 10 anos, tendo pai agricultor e mãe da área da saúde, que vieram de Minas Gerais para Ji-Paraná. Alguns meses depois, a família se mudou para Nova Colina, onde sua mãe foi trabalhar em um posto de saúde.

“Eu sempre brinco que o posto de saúde era como o quintal da minha casa. Eu sempre estava lá ajudando minha mãe, se eu não estava estudando ou na roça era lá que eu estava”, relembra Anubis. Após um tempo em Nova Colina, Anubis, já adulta, voltou para Ji-Paraná onde foi contratada como agente de saúde pois tinha o sonho de “ser como minha mãe, estar ajudando as pessoas, servir à população”.

Estudando no Rio de Janeiro, descobriu a área da radiologia médica e se apaixonou por imagens médicas ao decidir estudar ressonância, radiologia e mamografia. Foi então trabalhar em Porto Velho, cidade na qual morou por dois anos, até retornar para Ji-Paraná. Atuando na Saúde, mais próxima da população, Anubis passou a perceber que a maior dificuldade dos pacientes, na verdade, era a falta do básico em casa, como comida e roupas.

“No Rio eu sempre falava para minhas amigas que eu queria voltar para Rondônia e repassar aquilo que eu aprendi. Na época nosso estado não tinha muitos profissionais que pudessem ministrar aulas e então eu pude realizar esse sonho em Ji-Paraná, dando aulas na área da radiologia médica. Além de Ji-Paraná, também lecionei em Porto Velho e Cacoal”, relembra.

Técnica em radiologia, professora pós-graduada em docência do ensino superior, graduada em gestão pública e escritora, Anubis teve que enfrentar uma batalha que começou em 2015, ano em que descobriu um câncer de mama.

“Nesse momento eu tinha apenas duas escolhas: encarar essa batalha ou me render. E eu escolhi lutar. E pra enfrentar essa fase difícil, passei a ajudar pessoas que estavam passando por algo como eu e em muitos casos até pior. Isso me deu muita força, porque eu pude ver que mesmo nesse momento eu podia ainda ajudar as pessoas, como minha mãe sempre fez, sempre se colocou à disposição de quem precisava”, disse Anubis.

Percebendo a necessidade de pessoas dentro da política que reconhecessem as necessidades da população em dificuldade, Anubis passou a colaborar com ideias para essa população mais vulnerável até que recebeu o convite do deputado Luizinho para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.

“Eu sempre entendi que era importante estar envolvida com a política. Eu não tinha pretensão de ser candidata, mas tendo essa oportunidade de transformar ideias em leis eu fico muito contente. Quando o deputado Luizinho me convidou para fazer parte do PSC eu fiquei muito feliz e honrada. É uma experiência nova que vou encarar com disposição usando o lema ‘Eu cuido de você e você cuida de mim’”, completa.

Fonte: Por Assessoria





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?