COMISSÃO DE SAÚDE DA ALE EXPLANA SOBRE PROGRAMA E PIMENTEL EXPÕE PLANO DE AÇÕES

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa esteve reunida na manhã desta quarta-feira (28) para apresentar ao secretário de Estado da Saúde, Williames Pimentel, ao secretário-adjunto, Luiz Carlos Maiorquim e as coordenadoras da Saúde do Homem, Cremilda Queiróz da Silva e Roseli Cícera da Silva, o projeto sobre o Programa Novembro Azul e para saber sobre os planos de ação da nova diretoria da Sesau. Os secretários foram convidados pelo deputado Zequinha Araújo (PMDB), autor do projeto.

A reunião foi presidida pela deputada Ana da 8 (PTdoB-presidente da Comissão) e teve a participação dos deputados Valdivino Tucura (PRP-vice-presidente) e Saulo Moreira (Membro).

O deputado Zequinha Araújo explicou aos secretários que o projeto do Programa Novembro Azul aprovado na Assembleia Legislativa está no Poder Executivo para ser sancionado pelo governador Confúcio Moura (PMDB). De acordo com o projeto, o Poder Público em parceria com a iniciativa privada e com entidades civis realizarão campanhas de esclarecimentos, exames e outras ações educativas e preventivas visando a saúde do homem priorizando a cardiologia, urologia (câncer de próstata), saúde mental, gastroenterologia e pneumonia.

O secretário Williames Pimentel explanou sobre os planos de ação de sua pasta tendo como prioridade o suporte básico da saúde como medicamentos, aparelhagem, não permitir a falta de água, de aparelhos de ar condicionado, manutenção de equipamentos e agregar a classe médica que está dispersa, além de melhorar os salários. Explicou que já esteve no Ministério Público e no Tribunal de Contas para expor seu plano de ação na saúde.

Informou que vai a São Paulo para trazer uma equipe médica do Incor para aperfeiçoamento dos profissionais da UTI. Também tem como meta construir um hospital próximo ao Hospital de Base, além de encaminhar recursos existentes para serem aplicados no Hospital de Guajará. Disse ainda que defende o fortalecimento das universidades e destacou que por falta de um hospital universitário há deficiência na questão da especialização.

Autor: Liliane Oliveira

REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?